Porque prevenir é o melhor remédio
17:41Hoje em dia já existem várias hipóteses para que se possa assegurar a manutenção da qualidade dos dados em níveis elevados. Não apenas com a compra das mais avançadas ferramentas de qualidade de dados, mas igualmente adoptando as mais modernas e económicas versões de Saas. Dependendo do numero de registos a serem tratados, existem inúmeras hipóteses: desde a compra da normalização de um valor predeterminado de registos, quer sejam 10.000 anuais quer sejam muitos milhões. Tudo isto num "tratamento" que é feito no momento mais importante de qualquer operação que envolve dados. O momento da inserção/alteração/modificação.
Imaginemos que na inserção de um registo é colocado apenas "Liberdade, 14 3 Esq" e que nessa cidade existem a Rua a Travessa e o Largo da Liberdade. Este registo muito dificilmente ficará correcto na Base de dados. Sendo que o mais certo é que venha a trazer custos para a empresa com a devolução de toda a correspondência que for enviada. Por outro lado e mesmo que seja feito um trabalho de ETL em cima desta BD, não há software nenhum que possa normalizar esta rua e caso algum o faça tem apenas 33% de hipóteses de acertar na "correcção". Mas por norma é assinalado e não é corrigido.
Tudo isto poderia ser evitado, caso no momento de inserção dos dados o utilizador recebesse uma mensagem que dissesse: "Existem 3 hipóteses de normalização: Rua da Liberdade, Travessa da Liberdade e Largo da Liberdade". Com estas hipóteses e com a possibilidade de perguntar directamente ao cliente, caso estejamos a falar de um Call Center, ou de um atendimento directo ao publico, o problema seria de imediato resolvido.
Neste caso estamos mais uma vez a falar de moradas, mas o mesmo se aplica relativamente aos duplicados e a muitos outros campos em que temos erros mais ou menos frequentes, mas que estão certamente identificados. Sempre que um determinado erro frequente ocorra há a hipótese de criar um alerta para que imediatamente se possa resolver o problema.
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