Os novos caminhos do Database Marketing

Estamos numa fase de grandes transformações nesta complexa área de actividade e existem novos caminhos que estão a ser trilhados. O grande d...

Estamos numa fase de grandes transformações nesta complexa área de actividade e existem novos caminhos que estão a ser trilhados. O grande destaque é sem duvida a diversificação dos pontos de contacto suportados em múltiplos canais.

Se até aqui existia uma grande diversidade de pontos de contacto com as Bases de dados, agora estamos numa fase em que se multiplicam as interacções das Bases de dados de Marketing em canais tão diferentes como os call centers, Sites, plataformas sociais e muitos outros, muitos deles em tempo real. E é essa a grande alteração que existe nos dias que correm, e que dificulta ainda mais manter uma base de dados com qualidade.

Se até aqui se conseguia controlar os pontos de interacção com a Base de dados, nos dias que correm muitas dessas interacções são executadas pelo utilizador final, directamente na Base de dados sem qualquer verificação.

Por isso em muitas bases de dados os updates mensais são coisa do passado e os updates já são diários. Este aumento na frequência tem efeitos em inúmeras áreas dentro da empresa. As respostas têm de ser muito mais rápidas e precisas.

E o grande desafio é manter uma base de dados com elevados níveis de integração/higienização. Conflitos nos dados podem trazer não apenas perdas de eficiência dos dados, que é um custo para a empresa, mas igualmente pode ter efeitos na confiança dos utilizadores da base de dados, assim como dos clientes.

O grande desafio neste momento é conseguir ter uma elevada qualidade dos dados na captura ou alteração dos dados.

Isso apenas é possível com ferramentas que consigam fazer a normalização/correcção de forma automática e logo no momento mais critico, que é na introdução/alteração dos dados.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images