Data Warehousing com elevada qualidade e disponibilidade, como conseguir?

É possível ter a(s) nossa(s) bases de dados com qualidade de dados, mantendo acesso às mesmas e com elevada qualidade de dados, poupando din...

É possível ter a(s) nossa(s) bases de dados com qualidade de dados, mantendo acesso às mesmas e com elevada qualidade de dados, poupando dinheiro?

A primeira pergunta a ser feita caso existam várias Bases de dados, é se é necessário coexistirem essas diferentes Bases de dados e se não será vantajoso fazer uma integração. É sempre mais fácil de manter uma base de dados que muitas, sendo que em alguns casos os dados são coincidentes. Se tivermos duas bases de dados com dados dos nossos clientes e sejamos informados da alteração de morada, o mais certo é que essa alteração apenas seja feita em uma das bd's. Caso os dados estejam integrados, normalizados e deduplicados isso já não acontece. É tempo que não se perde e é a qualidade das BD's que aumenta por estarem sempre com os registos actualizados.

Depois desta integração ser ou não executada, uma vez que pode ser executada em service bureau e reintegrada nos moldes actuais, existem outras questões que convém estarem bem presentes, especialmente nos tempos de contenção de despesas que estamos a viver. É necessário manter uma estrutura interna para manter as bases de dados? Em muitos casos estamos a falar não apenas de servidores, como de recursos humanos que estão muitas vezes parcialmente alocados a este área, mas por norma não têm tempo, nem conhecimentos, nem as ferramentas para manterem uma BD com qualidade. Como tal a melhor opção é entregar a BD a uma empresa especializada.

Actualmente e com a velocidade que se consegue ter nas ligações de Internet, é possível ter acesso à BD quase como se estivesse dentro da própria rede da empresa. Com isto e através de web services consegue-se desenvolver programas que permitam ter acesso remoto, não apenas pelos meios tradicionais, mas permite ainda colocar os novos meios a comunicar com a BD. Nestes novos meios estou a falar por exemplo dos smartphones.

Tudo isto incluído pode ser desenvolvido à medida das especificidades de cada uma das empresas, com um custo que é certamente muito inferior ao custo que se tem em manter as BD's dentro da organização. Em muitos casos sem qualquer custo inicial de desenvolvimento/adaptação de plataformas. Usando assim as novas possibilidades de Saas.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images