Falta de qualidade de dados

Ao ler uma noticia lembrei-me do post inicial onde falava num problema de qualidade de dados na Dinamarca. O assunto continua em cima da m...

Ao ler uma noticia lembrei-me do post inicial onde falava num problema de qualidade de dados na Dinamarca.

O assunto continua em cima da mesa porque muitas pessoas não sabem o que fazer, nem fazem ideia qual é o seu problema. Sabem que existe, sabem que têm de o resolver, mas como... não se faz a mínima ideia.

Neste caso da noticia a informação certamente que existe, os dados estão é espalhados por diferentes sistemas/ plataforma/ ficheiros e ninguém sabe o que fazer para resolver o problema. É supostamente uma operação herculana e com custos enormes para resolver. Nada mais errado.

Em primeiro lugar os dados não devem ser assim tantos quanto isso, estão é duplicados, triplicados... Segundo, depois de reunidos os dados todos (essa sim deve ser a operação mais complicada), em menos de uma semana certamente que os dados estão tratados e um problema que agora tem um custo que nem se consegue quantificar fica resolvido, por uma ínfima parte desse custo.

Quantos sistemas têm registos duplicados com custos enormes para as empresas e que continuam no dia-a-dia a alimentar as bases de dados com mais e mais duplicados? Há bases de dados em Portugal que devem ter mais registos que a população Portuguesa. É suposto? Dificilmente se consegue justificar que tal aconteça, mas há sempre quem consiga.

É sempre fácil dizer que não se faz porque os custos... mas em muitos casos logo após a implementação dos processos de qualidade de dados o investimento já está pago.

Relativamente à noticia em questão, pelo que mostra podem haver pessoas a usufruir de duas ou mais casas e ter até uma delas sub-arrendada e todos nós a pagar. Pode haver um sem numero de casos que apenas depois de se conseguir "arrumar a casa" é que se consegue ter uma noção mais concreta. Mas tal como disse anteriormente este é um dos casos que assim que o processo de qualidade de dados estiver em funcionamento já haverá retorno.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images