Falta de qualidade de dados II

Parece que agora que os dados são mais requeridos a falta de qualidade e de ferramentas de controle de qualidade dos mesmos está a vir ao de...

Parece que agora que os dados são mais requeridos a falta de qualidade e de ferramentas de controle de qualidade dos mesmos está a vir ao de cima. Aqui fica mais um exemplo da falta de qualidade, neste caso num banco.

Provavelmente, o que aconteceu foi que o Steve Smith se inscreveu numa campanha e como não estava para dar o nome coloca a expressão "F*** Off". O nome não aparece do nada, não é o "sistema" que coloca um nome. Caso tivesse havido trocas de nomes, não seria apenas ele a queixar-se mas provavelmente vinham as cartas todas devolvidas. Os nomes não iriam corresponder com as moradas.

Mas o que isto mostra é que a qualidade dos dados não foi assegurada e só assim se compreende que tal aconteça. Se por um lado ter qualidade nos dados tem custos, os custos directos e indirectos de não se ter qualidade nos dados é sempre muito superior como se pode ver neste caso.

Como custos directos há um futuro cliente que deixou de o ser, não se sabe se com ele vai arrastar mais clientes seus amigos e qual o "custo" que isto vai trazer para a empresa, é impossível saber. Mas para alem desses custos, há os custos de imagem, que esses são ainda mais difíceis de estimar.

Neste caso, para alem do impacto nos relacionamentos directos e indirectos da pessoa lesada, teve impacto em todos os que leram o jornal e eventualmente em muitos dos relacionamentos destes.

Como se pode evitar que isto aconteça? Simplesmente com normais procedimentos de qualidade de dados, que permitem identificar palavrões nos nomes e moradas. Esta é uma das funcionalidades que um projecto de qualidade de dados deve contemplar.

Juntando este post com o anterior podemos ver que a qualidade de dados engloba muitas vertentes, a verificação, a correcção, a deduplicação

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