MDM e Qualidade de Dados

Depois de um interregno demasiadamente longo, vamos tentar retomar o ritmo de colocação de post's.       Há um sem número de tópicos q...

Depois de um interregno demasiadamente longo, vamos tentar retomar o ritmo de colocação de post's.      

Há um sem número de tópicos que quero abordar, mas para iniciar este novo ciclo, optei pelo MDM, logicamente em conjunto com a Qualidade de Dados.

Primeiro que tudo o que é o MDM? Se formos ver a definição da Wikipédia, teremos: "master data management (MDM) compreende um conjunto de processos e ferramentas que definem consistentemente e gerenciam os  dados mestres  (i.e.  não transacionais) de uma organização  (que pode conter  dados referenciais). MDM tem o objetivo de prover processos para coletar, agregar, combinar, consolidar, garantir a qualidade, persistir e distribuir estes dados a toda a organização para garantir a consistência e o controle nas futuras manutenções e uso desta informação."

Logo de seguida temos uma explicação mais simples: "Basicamente, MDM procura garantir que uma organização não utilize múltiplas (potencialmente inconsistentes) versões de um mesmo dado mestre em diferentes partes de sua operação, o que ocorre normalmente em grandes organizações."

Acrescento um exemplo que todos já devem ter tido, que é a alteração de uma morada num fornecedor de serviços que continua a enviar a correspondência para a morada anterior, com todos os problemas que daí podem advir. Mas o MDM não se fica apenas pelo chamado CMDM (customer master data management). 

Existem mais domínios em que podemos ter necessidade um MDM, aqui ficam alguns dos principais:

- MDM para Dados repartidos (Party Data)
Gerir e controlar hierarquias complexas de várias fontes.

- MDM para Dados do Produto
Gerir e controlar informações complexas sobre o produto

- MDM para Recursos Humanos
Gerir e controlar os dados dos seus empregados e as hierarquias de RH

- MDM no sector Financeiro e Contabilidade
Gerir e controlar hierarquias financeiras

No próximo post abordarei o CMDM em conjunto com a qualidade de dados, como factor essencial para o sucesso.

*Por opção do autor, este artigo não foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images