ROI das ferramentas de qualidade de dados

Se há momentos em que a qualidade dos dados está em destaque, certamente são estes momentos que vivemos, em que os custos são escrutinados a...

Se há momentos em que a qualidade dos dados está em destaque, certamente são estes momentos que vivemos, em que os custos são escrutinados ao mais ínfimo pormenor. Quando a economia está em alta, ter taxas de devolvidos elevadas é pouco importante, nos momentos como o que vivemos ter 1.000 cartas devolvidas já é um custo que provavelmente muitas empresas olham com outros olhos. Se falarmos de 10.000 então o olhar certamente ainda é mais atento.

O mesmo se passa com o envio de registos duplicados, que tem sempre custos quer seja por envio físico, quer seja por envio por email. Se no caso do envio físico para alem dos custos das peças e custos de correio, existe o outro custo que é comum com o envio por email que são os custos de imagem. Não passa certamente uma imagem muito profissional de uma empresa que envia a mesma comunicação para o mesmo destinatário várias vezes. Pese embora estes custos sejam os mais complicados de contabilizar, são certamente custos a ter em conta.

Os dados da empresa são os pilares que sustentam a organização. Sem eles não há encomendas, nem vendas, nem facturação, nem recebimento. Se algum destes factores fundamentais falhar haverá problemas. Se falhar uma vez há um pequeno problema, se falharem muitas vezes pode ser terminal.

Em alguns casos existe ainda o passo seguinte que é a tentativa de ir recuperar o dinheiro, mas muitas vezes a morada não existe, ou de tal forma está deturpada que impede essa tentativa de recuperação.

Como se resolve este problema? A melhor solução é sempre na entrada dos dados ter uma ferramenta de normalização/correcção/verificação de moradas.

Apenas com estas ferramentas conseguimos maiores percentagens de dados correctos, sempre muito acima dos valores conseguidos com as ferramentas de batch, uma vez que sempre que há uma dúvida o utilizador tem hipótese de escolha. Quando estamos a falar em ferramentas batch se surgir uma morada com "Liberdade, 2", o software não deve escolher entre a Avenida da Liberdade e a Vila da Liberdade. Assinala como sendo um registo dúbio e não faz mais nada. Se estivermos com as aplicações online o utilizador pode escolher qual a correcta, ou porque está a introduzir os seus próprios dados, ou porque é um empregado da empresa que tem o cliente na sua frente ou ao telefone.

Indo finalmente de encontra o titulo do post, qual o ROI das ferramentas de qualidade de dados? É um valor que não é fácil de quantificar, mas existem muitas métricas que podem ajudar, alguns exemplos podem ser encontrados no link, mas existem ainda outras métricas. Depois somando a estes custos existem os valores de imagem que por vezes são incalculáveis.

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