Questões e sugestões para manter a qualidade de dados - Fluxos de dados

Um dos pontos fundamentais para conseguir atingir uma qualidade de dados de bom nível é a identificação dos pontos de origem dos fluxos de d...

Um dos pontos fundamentais para conseguir atingir uma qualidade de dados de bom nível é a identificação dos pontos de origem dos fluxos de dados errados dentro da organização. Durante anos as empresas foram aglutinando um numero elevadíssimo de registos defeituosos, inválidos ou incompletos, porque não existe uma real capacidade de verificação das informações. Como tal grandes quantidades de dados errados, imprecisos, redundantes foram-se acumulando até que em muitos casos o que existe é um conjunto incontrolável de bases de dados fragmentadas e com um enorme volume.

Em cima deste pântano, foram colocadas ferramentas de CRM, ERP, BI e como tal, em muitos casos os resultados dessas ferramentas ficaram aquém do esperado.

A criação de métricas de qualidade de dados é apenas um meio para melhorar a qualidade dos dados. A existência de processos de monitorização, a definição de metas é vital para o incremento da qualidade dos dados. A existência de ferramentas de qualidade de dados que ajudem logo no input dos dados, que ajudem na prevenção de entrada de dados errados no sistema, é sem duvida fundamental para que se possa melhorar a qualidade dos dados obtendo dessa forma reduções nos custos, no esforço e tempo gasto. Com isso podemos ter economias de escala, obtendo igualmente melhores resultados nos CRM´s, ERP´s e BI's, maximizando ainda os lucros que se podem retirar destas ferramentas.

Para isso todos os responsáveis pelas diferentes áreas da empresa têm de estar comprometidos com a execução dessas metas. Todos, desde a administração têm de ter consciência que os esforços para a melhoria da qualidade dos dados é uma prioridade-chave para o sucesso do negócio.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images