Qualidade de Dados

Bem-vindos. Vou tentar mostrar porque a Qualidade dos dados é tão importante nos dias que correm, especialmente em Portugal onde nunca houve...

Bem-vindos. Vou tentar mostrar porque a Qualidade dos dados é tão importante nos dias que correm, especialmente em Portugal onde nunca houve a mínima atenção a este problema, excepto em algumas honrosas excepções.

Iniciamos esta viagem no passado, quando as empresas descobriram coisas como o CRM, Data Mining e muitos outros conceitos em que investiram milhões e daí retiraram... tostões.

E aconteceu porquê? Faltava-lhes as fundações, o essencial para que todos estes projectos possam pelo menos ter hipóteses de terem sucesso. QUALIDADE DE DADOS.

Sem uma base de dados normalizada e sem duplicados é impossível que qualquer destes projectos tenha o mínimo de hipóteses de ter sucesso. Isto ainda se torna mais complicado quando existem vários repositórios de dados que fazem com que os dados estejam dispersos por várias bases de dados e em vários sistemas. Desta forma nunca vão ter uma visão única e unívoca de cada um dos seus clientes ou potenciais clientes. Quantos de nós já recebemos cartas duplicadas de uma instituição a fazer publicidade a um mesmo produto, ou por outro lado fizemos um pedido de informação e a resposta nunca chegou.

Tudo isto se deve a estes problemas de qualidade de dados. Ainda recentemente nas eleições europeias, houve um “escândalo” de bradar aos céus na Dinamarca, em que os eleitores receberam indicações para irem votar em moradas incorrectas, outros para irem para outros locais de votação que não os deles, outros ainda tinham dois locais diferentes para irem votar, outros nem sequer receberam indicações onde se deveriam dirigir para votar. Tudo isto devido à inexistência de qualidade de dados. E nem sequer estamos a falar de um qualquer país subdesenvolvido ou de terceiro mundo.

Por este exemplo e por muitos outros que todos encontramos no nosso dia a dia podemos ver a importância da qualidade de dados.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images