Qualidade de dados, perfeição não existe
11:15Perfeição não existe na qualidade dos dados. Este é o princípio que temos de nos capacitar antes de tudo. Não existe 100% de qualidade de dados porque todos os dias, há alterações nos dados, quer seja por mudanças de morada por parte de clientes/potenciais clientes, quer seja porque a rua foi renomeada, quer seja porque passou de Lote a número de polícia definitivo, e tantos outros factores que podem fazer com que os dados deixem de ser dados válidos.
Quanto menos lixo entrar na sua base de dados melhor, especialmente nos dias de hoje em que existem ferramentas que impedem entrada de dados “sujos” fazendo a limpeza, normalizando e corrigindo os dados ainda antes de entrarem na BD, sempre que isso seja possível, ou assinalar aqueles que não tendo possibilidades de serem corrigidos automaticamente, suscitem dúvidas relativamente à sua validade.
Prevenir é bem melhor que remediar. É muito mais vantajoso e eficiente manter uma base de dados normalizada, e sem duplicados no dia-a-dia, do que anualmente fazer a extracção de TODOS os dados para que se execute um processo de qualidade de dados, para depois voltar a fazer a reintegração dos dados com todos os custos que esse processo envolve. Custos não apenas monetários elevados, mas custos em termos da operação em si, que necessita de um cuidado extremo, para que não se reponham dados que entretanto foram alterados.
Por tudo isto a qualidade dos dados é uma coisa que é partilhada pelo marketing, apoio, vendas e quase todos dentro da empresa. Todos são responsaveis pela qualidade dos dados da empres e a todos se deve pedir responsabilidades, mas tem de haver alguém responsável final pela qualidade de dados dentro da empresa e quanto mais acima estiver na pirâmide organizacional da empresa, melhor. Porque esse, por sua vez, tem de ir pedir responsabilidades a quem esteja a falhar.
0 comentários