Questões e sugestões para manter a qualidade de dados - ROI
12:13Depois de uma interrupção, vou tentar retomar um ritmo de posts mais constante.
Existem uma série de questões que são recorrentes acerca do tema da qualidade dos dados, uma delas é o custo dos projectos de qualidade dos dados vs retorno do investimento.
Os custos dos projectos de qualidade de dados podem ser muito rapidamente recuperados, se forem executados de forma correcta e principalmente de forma empenhada por toda a organização. É uma questão transversal a toda a empresa e que requer a atenção em todos os níveis da pirâmide organizacional. A recuperação financeira do investimento feito com um projecto de qualidade de dados, em muitos casos é facilmente mensurável, mas em muitos outros pode ser difícil de quantificar, porque alguns valores podem não ter valoração mensurável de forma directa.
Relativamente aos que são mensuráveis, temos aqui um pequeno exemplo onde o valor de recuperação de 20% entre registos duplicados e devolvidos está certamente muito abaixo do que será um valor "atingível", mas mesmo com um valor de referencia baixo as economias de custos são consideráveis.
O mesmo exemplo anterior pode ser usado para os que não têm valores mensuráveis. Clientes que recebem comunicações duplicadas por estarem duplicados na base de dados e os clientes que não receberam a comunicação por ter sido devolvida. Estes custos são custos de imagem, que podem custar clientes e que não podem de forma nenhuma ser quantificados porque não há forma de os quantificar, porque as reacções dos clientes podem não ser imediatas e mais que isso muitas vezes não há uma explicação do afastamento de um determinado cliente.
Como tal um projecto de qualidade de dados é facilmente recuperável em termos de investimento, o espaço temporal necessário é que é mais difícil de medir, podendo em alguns casos ter recuperação praticamente imediata.
0 comentários