Ganhos com Qualidade de dados

Como ponto de partida temos de dividir os esforços para melhoramento da qualidade de dados entre projectos e soluções. Nos projectos poder...

Como ponto de partida temos de dividir os esforços para melhoramento da qualidade de dados entre projectos e soluções.

Nos projectos poderemos ter custos que dificilmente se consegue encontrar benefícios para eles, ou porque os projectos são mal concebidos, complexos e falham o ataque às causas da má qualidade dos dados.

Tradicionalmente as soluções de melhoramento de qualidade de dados têm retorno no investimento e impacto na organização com o aumento nos lucros tanto no aumento da facturação, como na redução de custos e redução de riscos vários.

Quando por exemplo num call center se reduz o numero de teclas necessárias para ter uma morada válida, ou para se encontrar um registo, isso tem um retorno visível e praticamente imediato nos custos. Se no final do dia se conseguir atender mais 10% das pessoas por que as ferramentas de qualidade de dados ajudaram na velocidade de atendimento, isso é facilmente detectável nas métricas do call center.

Por outro lado se nos devolvidos das campanhas, tivermos uma taxa de devolução reduzida relativamente aos dados anteriores, também representa valores mesuráveis e que ajudam a validar a implementação destas soluções.

Muitas vezes perguntam como consegue aferir a qualidade dos dados das empresas. Existem algumas ferramentas que o possibilitam, mas existe uma forma ainda mais simples. Ordenar os diferentes campos que compõem a base de dados e normalmente os erros aparecem de forma "natural". Provavelmente no campo do código postal podem aparecer em alguns casos códigos postais tipo "0000-000". Caso o sistema já esteja preparado para evitar estes casos podem existir muitos "X000-000" ou "X000-999". Os utilizadores encontram sempre forma de "dar a volta" ao sistema.

Por outro lado, ordenando os campos código postal e morada, vão encontrar muitos erros nas moradas, que estão escritas de formas totalmente distintas. Ruas como a Rua Calouste Gulbenkian devem existir versões de todas as formas. E é aqui que existe a distinção entre os projectos e as soluções de melhoria de qualidade de dados. Num projecto no dia seguinte os dados estão correctos, mas uma semana depois já existe "lixo" no sistema. É que se na Rua Calouste Gulbenkian pode não criar muitas duvidas na entrega da correspondência existem outros exemplos em que a escrita pode ser totalmente impeditiva da entrega da mesma.

Não estou com isto a dizer que os projectos de qualidade de dados não devem ser feitos, estou sim a dizer que devem ser complementados com a implementação de soluções de qualidade de dados. Apenas assim conseguimos assegurar a manutenção da qualidade dos dados e mais que isso, a redução dos custos.

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