Porque falharam os projectos de CRM e porque estão a falhar os projectos de BI?
18:11Infelizmente recomeçamos a ouvir falar no falhanço dos projectos de BI por esse mundo fora, tal como no final dos anos 90 até ao inicio do século se foi ouvindo falar do falhanços dos projectos de CRM, nos quais se investiram milhões e se retiraram tostões. Esta frase foi utilizada no primeiro post aqui deste blog já lá vão quase dois anos e mantém-se actual.
Tenho andado a adiar este post, mas ontem depois de mais algumas mensagens relacionadas com o tema, decidi que finalmente era hora de falar deste tema.
Os valores ainda são muito dispares e vão desde os 70 a 80% apontados pela Gartner, penso que poucos podem duvidar da independência dos estudos da Gartner. Quando falamos de previsões, falham como todos, mas em termos de estudos. por norma são a grande referencia internacional.
Outros ainda falam de 50%, mas são sempre valores elevados que estamos a falar e mais elevados ainda se tivermos em consideração os valores monetários.
Do muito que se pode ler relacionado com o tema por esses sites e blogs, um tema é comum. A Qualidade dos Dados está sempre no top dos motivos que levam ao falhanço dos projectos de BI.
Como estou a colocar números, vamos a mais alguns, pena que já tenham alguns anos, mas continuam certamente muito actuais. Num estudo de 2005 da Business Week chegou-se à conclusão que 43% dos utilizadores dizem não ter a certeza que os dados internos estão correctos, que 77% dizem que más decisões foram tomadas devido à falta de informação e 4 em cada 5 não acredita nas estatísticas das apresentações. Um outro estudo do Data Warehousing Institute diz que a falta de qualidade nos dados dos consumidores custaram às empresas Norte Americanas $611 mil milhões de dólares por ano. No entanto quase metade das empresas inquiridas admitiram que não têm planos para incrementar a qualidade dos dados.
O incremento da qualidade dos dados não é a solução final e absoluta para o sucesso dos projectos de BI, mas ajuda significativamente para evitar o falhanço dos projectos de BI. Não querendo de forma nenhuma colocar a foice em seara alheia, diria que o principal factor para o sucesso, será o factor humano, seguido pela qualidade dos dados.
0 comentários