Perguntas feitas pelos responsáveis de projecto relativamente aos projectos de Qualidade de Dados (1ª Questão)

Porque vamos fazer este projecto? Este projecto é realmente necessário? A resposta ao porquê, já foi anteriormente respondida no post inic...

Porque vamos fazer este projecto? Este projecto é realmente necessário?

A resposta ao porquê, já foi anteriormente respondida no post inicial deste blog, mas é sempre bom reforçar argumentos. Tal como foi dito anteriormente os dados são as fundações de qualquer empresa. Não tendo dados de qualidade, os custos operacionais podem ser enormes, embora ninguém saiba muito bem quantificar o real valor destes custos nas respectivas empresas.

Por norma estes custos estão dispersos pelos diferentes departamentos da empresa. Se pensarmos em termos do departamento de informática, passam horas incontáveis a tentar resolver problemas de integridade de dados, porque por exemplo, quando lhes é pedida uma contagem simples ao número de clientes de uma determinada zona. Como não têm capacidade imediata para dar resposta, vão verificar, muitas vezes manualmente e sem ferramentas adequadas, os registos que não têm distrito, concelho ou freguesia associada, ou até quem sabe um código postal de 7 dígitos de forma a poder cruzar com a tabela que faz a associação com os respectivos vendedores. Este é apenas um pequeno exemplo.

Depois no departamento de distribuição, por não terem as moradas normalizadas, nem com coordenadas geográficas, os carros têm de parar para pedir informações porque a rua como está escrita, não aparece no GPS, ou quem sabe andarem perdidos com os respectivos custos associados.

No departamento de Marketing, não se contabilizaram as devoluções que existem relativas à última campanha. Que têm associados custos não apenas de portes de correio, mas de criatividade da peça, desenvolvimento, impressão e envelopagem. Tudo isto são custos que se deveriam associar a cada uma daquelas peças que vieram devolvidas. Juntando a isto, temos ainda os clientes que receberam peças em duplicado ou triplicado, com os custos de imagem que isso implica.

No departamento de vendas por vezes podem não ter uma real noção dos gostos/necessidades dos respectivos clientes porque as vendas estão dispersas por mais que um registo. Como tal perdem oportunidades de vendas apenas porque o vendedor ao olhar para a ficha do cliente não tinha nesse registo a informação que ele era consumidor de um produto que por acaso nessa altura estava em promoção, de entre outros que o vendedor destacou.

Estas são apenas algumas das implicações que a falta de qualidade de dados pode trazer para dentro da organização, sendo que contabilizar todos estes valor é quase uma missão impossível.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images