Quanto pode custar a falta de qualidade dos dados.
17:22Muito superior ao custo de qualquer projecto de qualidade de dados, é o custo da falta de qualidade de dados. Os custos são os mais variados, desde custos directos a custos indirectos.
Nos custos directos podemos alocar os custos desde logo com a existência de duplicados e com todas as implicações que daí advêm para as companhias. O envio de correio, ou o contacto telefónico em duplicado, triplicado... alem dos custos directos, são também nos custos indirectos, uma vez que são uma má imagem de qualquer companhia. Quantos de nós não recebemos já estes contactos duplicados e sabemos que deixa uma imagem muito má de qualquer empresa. Nos custos directos ainda podemos em muitos casos colocar os custos de tempo para os vendedores para encontrarem uma morada, os custos de distribuição, os custos com as devoluções.
Nos custos indirectos temos essencialmente os custos de imagem que podem vir como anteriormente referidos pela duplicação de comunicação, mas podem ser também por dificuldade no encontrar uma ficha de cliente que quer apresentar uma reclamação porque nem se consegue encontrar a ficha ou porque como existem registos duplicados, foi encontrada uma ficha, mas não era nessa ficha que a queixa tinha anteriormente sido registada. Estes custos são os mais difíceis de contabilizar uma vez que por norma não se consegue saber o motivo que leva um cliente a sair da empresa. Se por insatisfação se por qualquer outro motivo.
0 comentários