Detectar problemas de Qualidade de dados
10:31Por norma o primeiro passo a dar antes de qualquer processo de qualidade de dados é o processo em que se auditam os dados, detectando assim quais os problemas que existem dentro da BD.
Há duas abordagens que podemos ter para a detecção destes problemas, sendo que das primeiras coisas que devemos ter em mente é que quantos mais problemas forem detectados nesta fase, melhor qualidade terá o processo de limpeza dos dados. Como tal temos a abordagem convencional, que implica um esforço de recursos humanos significativo, uma vez que todas as áreas da empresa têm de estar envolvidas, porque existem detalhes que são específicos de cada uma das áreas e dificilmente outras áreas os vão detectar.
A outra abordagem, embora necessite de esforço em termos de recursos humanos, requer muito menos tempo, e consiste na utilização de softwares que façam a detecção de “desvios” dos valores padrão e apenas precisam de verificar esses, não necessitando assim ter passar tanto tempo a verificar a BD.
Este processo é essencial porque apenas assim se evita que alguns dos erros existentes persistam na BD, mesmo depois do processo de limpeza. Quanto mais pormenorizado for este processo de detecção dos erros na BD, melhor será o resultado final em termos de limpeza da BD. Existem outros softwares que fazem a monitorização dos dados depois do processo de limpeza, mas mais uma vez a sua fiabilidade depende em muito do processo de detecção de problemas na BD. Se conseguir detectar todos os erros que deram entrada na BD, mais facilmente se consegue monitorizar e evitar novas entradas.
0 comentários