SaaS - Software as a Service, o futuro?

Cloud, nuvem, ASP, SaaS, Software como Serviço e muitas outras designações que se vão ouvindo para definir o mesmo conceito. O conceito pode...

Cloud, nuvem, ASP, SaaS, Software como Serviço e muitas outras designações que se vão ouvindo para definir o mesmo conceito. O conceito poderemos definir de forma muito simples como o aluguer de um software sempre via internet.

Teoricamente em termos de vantagens é uma relação win-win. O comprador tem como vantagens não necessitar de fazer a manutenção do sistema, não necessitar de se preocupar com os upgrades e tem ainda a vantagem crucial, que é o baixo custo de investimento inicial. Existe ainda a vantagem de que o investimento total fica sempre muito aquém, em caso de uma utilização moderada, do preço total da compra da aplicação. Existem ainda muitas outras vantagens, como por exemplo poder ter sempre um controle sobre os custos, ter acesso imediato a actualizações/alterações, serem sempre soluções flexíveis e evolutivas.

Por outro lado, para o fornecedor, a principal vantagem é poder chegar a mercados que de outra forma lhe estariam inacessíveis.

No caso da qualidade de dados é possível aceder aos processos de normalização de dados, falados anteriormente via SaaS. Em vez de aceder ao servidor local para poder normalizar a morada, com o SaaS esta normalização vai ser efectuada num servidor via web. Esta possibilidade está disponível, e pode ser uma solução não apenas para clientes que tenham um volume de dados que não justifique a compra das aplicações, mas também para clientes que tenham moradas estrangeiras em numero mais reduzido, mas que pretendam fazer a normalização das mesmas. Desta forma localmente fazem a normalização das moradas nacionais e via SaaS fazem a normalização das moradas estrangeiras. Neste serviço podem ser incluídas as coordenadas geográficas.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images