Qualidade de dados: uma corrida constante

Depois de ter assistido este fim de semana ao final do campeonato de F1, fiz uma associação entre esse universo e o universo da qualidade de...

Depois de ter assistido este fim de semana ao final do campeonato de F1, fiz uma associação entre esse universo e o universo da qualidade de dados, que acho ter alguma razão de ser.

Existem muitos aspectos que juntos (ou não) permitem fazer uma equipe vencedora (ou não). Para uma equipe ter sucesso na F1 é necessário ter um bom motor e do lado da qualidade de dados vamos fazer a analogia com os softwares. Em ambos os casos se não houver potencia suficiente nesse "motor" dificilmente se consegue ter bons resultados.


Temos a equipe de mecânicos nas boxes que pode igualmente atrasar irremediavelmente um carro que fará com que não seja possível ganhar uma corrida. Mas pode haver casos em que os problemas com o material e não seja "culpa" dos mecânicos que os estão a manusear, mas sim dos outros funcionários que não estando tão visíveis são igualmente importantes, que são os que fazem, testam e verificam todas as peças que são colocadas pelos mecânicos em box. Aqui podemos fazer precisamente uma ponte e ir buscar o post anterior do Filipe Almeida especialmente nos "owners" da informação. Se até aqui era o departamento de TI o responsável pela qualidade dos dados, agora já se vai percebendo que existem outros a criar inputs para o sistema e que são tão responsáveis por esses inputs, como os que são os "guardiões" desses inputs. Se não houver um esforço combinado para melhoria dos dados, será impossível ter um sistema vencedor. Logicamente que aqui podem existir ajudas e as ferramentas de verificação online em tempo real, são importantíssimas para que se possa ter uma melhor uniformização de dados, tanto na vertente de moradas, como na vertente de deduplicação de registos.  Ou seja, há ferramentas  disponíveis  para toda a cadeia de criação de informação, mas logicamente que no final se não existir uma  consciencialização  que os dados são o activo mais importante de qualquer empresa, será sempre complicado ter uma equipe vencedora.

Por ultimo, mas não menos importante, temos o piloto que estando ao comando, se cometer um erro pode atrasar irremediavelmente o carro, mas também pode ser e é muitas vezes quem faz a diferença entre ganhar e ficar fora dos pontos. Se por um lado depende de todos os outros que o rodeiam, será sempre ele que ao indicar o que está menos bem pode conseguir aquele segundo a menos que irá fazer ganhar a corrida. Aqui o responsável pela qualidade de dados seria a pessoa que estando à frente do "volante" tem de identificar quais as peças que não estão a trabalhar de forma "afinada" e com essa identificação e correcção sempre que possível, irá trazer esse segundo que pode fazer com que se tenha melhores resultados. Um bom piloto pode fazer um bom resultado mas se a equipe não estiver toda centrada no objectivo, dificilmente se ganha um campeonato. 

Sobre a Datalab

A Datalab é uma empresa Portuguesa que actua no mercado das tecnologias de Informação, especializada em Soluções de Qualidade de dados. Saiba mais em www.datalab.pt

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images