Qualidade de Dados = Redução de custos

Se por um lado existem os custos inerentes aos processos de qualidade de dados, por outro temos as reduções de custos que esses processos tr...

Se por um lado existem os custos inerentes aos processos de qualidade de dados, por outro temos as reduções de custos que esses processos trazem às empresas.

Se olharmos por exemplo aos custos que as empresas têm devido à existência de duplicados, pode ser um valor demasiado elevado relativamente ao custo de um processo de qualidade de dados. Existem muitos problemas que podem ser evitados com um processo de qualidade. Se for uma empresa que faça envios quer seja de peças de Marketing, quer seja de expedições de encomendas, os custos com os envios, como por exemplo de cartas em duplicado e os custos de devolvidos são muito grandes e muitas vezes nem são contabilizados. Quantos de nós não recebemos já 2 ou 3 cartas do mesmo banco ou seguradora. E se formos acrescentar a este valor possíveis peças de marketing, o valor no final do ano pode ser muito considerável.

Se acrescentar-mos a isso, os devolvidos por falta de normalização ou por erro no código postal, provavelmente numa empresa com alguma interactividade com os seus clientes fará com que muito rapidamente um processo de qualidade de dados seja rentabilizado.

Mas como todos estes valores não são valores muitas vezes contabilizados, é sempre difícil justificar a opção. Muitas vezes os devolvidos vão directamente para um qualquer armazém, porque a campanha para todos os efeitos teve, ou não bons resultados. Por norma o sucesso ou insucesso das campanhas é medido apenas na componente de Marketing a culpa é sempre das peças de criatividade, do produto, de tudo menos da falta de qualidade dos dados, sendo que segundo os especialistas, os dados podem ter cerca de 40% de responsabilidade no sucesso/insucesso de uma campanha.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images