Validação de dados

Tal como prometido aqui fica o post dedicado à validação dos dados. É uma parte fundamental da qualidade de dados. Há duas possibilidades ...

Tal como prometido aqui fica o post dedicado à validação dos dados.

É uma parte fundamental da qualidade de dados. Há duas possibilidades de fazer a validação dos dados que é online ou off-line. Logicamente que o modo online é o melhor método para executar, por exemplo a validação postal. Imaginemos que alguém liga para a empresa e diz que é de Vila Real e não sabe o código postal. Pode dar-se o caso de o interlocutor por parte da empresa, não se lembrar de perguntar se é Vila Real de Trás os Montes ou Vila Real de Santo António. Este registo só por sorte virá a ficar corrigido. E se existisse na empresa um software que, funcionando em background ajudasse o utilizador a resolver este problema? Assim os dados quando entrassem em BD já estariam normalizados.

Se este problema passar para o modo de tratamento em massa (batch), tarde ou nunca será resolvido. A menos que haja um contacto com a pessoa para dissipar a dúvida, o software (modo batch), não escolhe um deles. Estes e muitos outros problemas apenas podem ser resolvidos no imediato e com uma ferramenta que trabalhe juntamente com a pessoa que estiver a colocar/alterar os registos na BD. E tal como foi dito num dos post’s iniciais, este processo de qualidade de dados, não só tem de envolver todos na empresa, como todos são responsáveis por essa qualidade de dados. Se tiverem uma aplicação que os possa ajudar, então mais facilmente conseguem fazer o seu trabalho e com maior qualidade, mas igualmente em caso de erro, se lhes pode exigir uma maior responsabilidade.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images