Limpeza de dados 2

Quanto à normalização é um processo que requer cuidados específicos, especialmente se estivermos a tratar registos sensíveis. Quando digo se...

Quanto à normalização é um processo que requer cuidados específicos, especialmente se estivermos a tratar registos sensíveis. Quando digo sensíveis, refiro-me a registos de clientes e/ou de fornecedores, que não devem ser confundidos com outros, apenas porque têm um nome parecido ou porque moram por vezes na mesma casa, mas são pai e filho. Se tivermos na nossa BD dois registos com ligeiras diferenças, mas que não sejam diferenciadoras para ficarmos com a certeza se são realmente dois registos distintos, ou que são realmente duplicados, na grande maioria dos casos o melhor é deixar os dois duplicados assinalados, para que o departamento competente possa fazer a respectiva validação.

Mas existem casos em as duvidas na deduplicação são aceites como duplicados, como por exemplo, se tivermos um envio de uma peça publicitária, mas apenas existem peças suficientes para 75% dos clientes, uma das soluções pode ser a remoção do envio precisamente destas registos duvidosos. Os softwares de deduplicação, têm precisamente esta capacidade de ajustar conforme o necessário com aumento/diminuição dos pesos, para que se possa ter a deduplicação pretendida. Existem deduplicações predefinidas, mas cada BD tem as características próprias e são essas características que muitas vezes têm de ser contempladas nos ajustes para que se consiga os melhores resultados. A perfeição nestes casos não existe, quando estamos a tratar milhões de registos, porque se por um lado podemos estar a deixar duplicados não identificados, se alterarmos os ajustes poderemos estar a dar como duplicados registos que não são duplicados, como tal, o que recomendo é ter uma deduplicação que seja "segura", que não esteja a identificar falsos duplicados e deixar a indicação da deduplicação mais apertada, alertando assim para deduplicações mais duvidosas, mas que podem ser resolvidas num posterior contacto com o cliente.

Uma deduplicação sempre importante é a deduplicação por household.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images