Custos da falta de qualidade de dados

Desta vez vou colocar alguns números provenientes da falta de qualidade dos dados. Para ser mais simples vou dividir em dois grandes gru...

Desta vez vou colocar alguns números provenientes da falta de qualidade dos dados.

Para ser mais simples vou dividir em dois grandes grupos, um apenas com os custos directos que podemos associar à falta de qualidade dos dados e um outro em que juntamos campanhas de marketing directo sobre os dados.

Para este cenário de custos directos e por uma questão de simplificação vamos adoptar um universo de 1 milhão de registos.

Neste 1.000.000 de registos estimamos a existência de um universo de 15% de duplicados, a existência de 5% de moradas em falta e 20% de moradas incorrectas (em muitos casos estes valores até são bastante conservadores).

Por fim vamos assumir um custo de 6€ por hora por trabalhador que até é um valor bastante baixo, porque o calculo dos custos com o trabalhador devem contemplar para alem dos vencimentos e dos custos com segurança social, os custos do "posto de trabalho", como a electricidade, o custo da infraestrutura e todos os outros custos associados directa e indirectamente. Este valor pode assim ser quase que considerado como um valor mínimo.

Se por cada criação de duplicado foram perdidos 2,5 minutos, nos 150.000 registos que foram criados indevidamente, foram gastos 37.500,00€ desnecessariamente. Juntando a este valor o tempo perdido em busca de uma morada correcta, o tempo de correcção de erros de morada, o tempo perdido com queixas de clientes, temos um valor final que facilmente justifica a existência de ferramentas de qualidade de dados. Somando tudo com muita facilidade de consegue chegar às centenas de milhares de €uros. Como tal o ROI de um projecto destes é facilmente comprovado e justificado. Em muitos casos no final do primeiro ano já temos esse retorno.

No link do titulo abre uma página com alguns cálculos, mas tenho um template que com facilidade se conseguem ter valores concretos adaptando aos valores reais de cada companhia.

No próximo post vamos abordar a segunda parte que será o envio de peças por correio, quer sejam peças promocionais, quer sejam peças de envio regular, como extractos ou facturas/recibos.

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