Definição de Business Intelligence (BI)

A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidad...

A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das empresas para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas numa base de dados, analisando e desenvolvendo percepções e entendimentos e que permite incrementar e tornar mais baseada em informações a tomada de decisão.

Este conceito assim explicado é muito vago, como tal, foi pedido a vários especialistas da área a sua própria definição.

Mery Adrian, analista e consultor em TI, que já passou por empresas como Forrester Research, Giga, Sybase e Information Builders
Business Intelligence é a aplicação de técnicas analíticas para informações sobre condições de negócio no sentido de melhorá-las - de uma maneira automatizada, mas com a interpretação e respostas humanas. A imprecisão de muitos dos termos, no entanto, permite que os fornecedores e analistas redefinam a categoria, o que fazem com frequência.

Steve Anthony, CIO da consultoria de negócios Charles River Associates
Um sistema de negócios que inclua uma estrutura de busca efectiva e acessível, cuidada, em tempo real, com métricas de negócio e relatórios que permitam aos líderes das áreas de negócio manterem-se informados para tomar decisões. Isso é fácil de dizer, mas difícil de fazer corretamente e envolve mudanças na forma como a organização conduz uma busca efectiva, bem como a necessidade por uma boa base de dados para tomar acções, com o objectivo de optimizar a performance corporativa.

Tom Davenport, professor de gestão e TI e co-autor do livro Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results
Eu vejo o BI como todas as coisas que as empresas fazem para melhorar a gestão e a organização dos dados. Para mim, inclui relatórios e análises, embora exista muito mais a olhar. De qualquer forma, eu penso que o termo BI está sendo rapidamente suplantado por "business analytics".

William Swislow, CIO and vice-presidente sênior de produtos do site de venda de veículos Cars.com
Business intelligence é a informação acessível que resulta das principais actividades da companhia e pode ser usada para agregar, relatar e analisar os principais caminhos para o negócio.

Ray Wang, consultor na área de estratégia corporativa do Altimeter Group e autor de um blog sobre a próxima geração de BI
A habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão.
Ou seja, na realidade BI é tudo e nada ao mesmo tempo. Na realidade não é mais que a especialidade de medicina geral em que sabe um pouco de tudo, mas realidade não sabe muito de nada.

Seja como for, qualquer que seja a definição que se adopte para BI, no fundo tudo tem como base a qualidade dos dados. Se não existir qualidade nos dados tudo o resto é uma simples perda de tempo e de dinheiro.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images