Deduplicação, desduplicação, identificação de duplicados - Listas
15:46Neste post vou descrever os diferentes tipos de listas que são possíveis de deduplicar.
Tal como tinha dito no post inicial existem as listas Standard, Externas, Negativas e de Enriquecimento.
As listas Standard são as "nossas" listas, aquelas onde vai incidir o tratamento. Podemos ter uma ou várias listas com prioridades entre elas. Vamos assumir que temos a lista com os clientes da empresa, mas entretanto surgiram outras pequenas listagens de outros clientes porque foi feita a incorporação de outras empresa, ou seja passam a ser nossos clientes também, mas para que se possa ter uma noção concreta do valor desses clientes vamos fazer a incorporação dos mesmos numa listagem única e deduplicada.
Podemos então dizer que os clientes existentes têm prioridade máxima e prioritizar todas as outras listas. Dessa forma no final na listagem de duplicados o master dos duplicados será sempre aquele com a prioridade mais elevada.
O mesmo relativamente às listas externas, que como o nome indica são listas que são por exemplo registos do departamento financeiro e que queremos comparar com os registos do marketing, porque não existe integração entre as duas ferramentas. Mais uma vez as prioridades aqui são válidas.
Um pouco como estas listas externas temos as listas de Enriquecimento que são listas que contêm dados que necessitamos de incorporar nos nossos dados, mas que estão noutras listagens. Por exemplo termos uma lista de clientes sem numero de contribuinte e o departamento financeiro ter uma lista com os NIF's de todos os clientes. Vamos por isso enriquecer a informação inicial com os NIF's dos clientes.
Por fim temos as listas negativas que propositadamente deixei para o fim. Aqui temos os Robinson (pessoas que pediram para não serem contactadas novamente), os "terroristas" e por exemplo os devedores.
Quando se fala de terroristas é mesmo no pior sentido da palavra, mas essa temática já a desenvolvi em outros posts como por exemplo neste.
0 comentários