DQ vs BI ou DQ + BI

Uma discussão interessante que vai surgindo é o que é mais importante, se a Qualidade dos Dados (Data Quality) ou se Business Inteligence. ...

Uma discussão interessante que vai surgindo é o que é mais importante, se a Qualidade dos Dados (Data Quality) ou se Business Inteligence.

Antes de mais considero que a Qualidade de Dados deve existir mesmo sem BI, mas BI não deve existir sem Qualidade de Dados. Se tivermos uma base com dados de qualidade, normalizados, deduplicados, completos e precisos, certamente que com grande facilidade se retira informações pertinentes desses dados, mesmo sem ferramentas de BI. Ao contrario, se tivermos as melhores ferramentas de BI do mundo, mas a base de dados está sem qualidade porque os dados não estão normalizados, existem duplicados, os dados estão incompletos e são pouco precisos, nunca se conseguirá tirar informações válidas dessa informação.

No final e em conclusão não se deve fazer a discussão qual das ferramentas é mais importante, mas pelo contrário o que se deve é somar uma com a outra para que se possa assim ter melhores resultados. As ferramentas de DQ muito úteis, mas apenas em conjunto com as ferramentas de BI se consegue ter os melhores resultados, tal como o inverso também é válido. As ferramentas de Qualidade de Dados podem não ter resultados apresentações tão bonitas para enviar aos quadros superiores das empresas, podem até passar totalmente despercebidas em alguns casos, mas são fundamentais para se conseguir ter os melhores resultados.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images