Ferramentas de qualidade de dados em Portugal

Existem algumas ferramentas de qualidade de dados que dizem funcionar em Portugal. Algumas dizem ser muito avançadas por terem um dicionário...

Existem algumas ferramentas de qualidade de dados que dizem funcionar em Portugal. Algumas dizem ser muito avançadas por terem um dicionário de sinónimos com muitos milhões de entradas. Outras dizem que têm ferramentas internacionais que funcionam para Portugal, apenas necessitam de pequenos ajustamentos consoante a BD a tratar. Mas na realidade quais a diferenças entre as ferramentas existentes no mercado Português?

Vamos por partes, as que referi em primeiro lugar, são ferramentas que facilmente se percebe as suas limitações. Todos sabemos que a quantidade de erros que é possível dar é totalmente ilimitada. Ou seja por cada BD que seja tratada, certamente que novas "versões" das diferentes ruas vão ser criadas. Isto apenas para referir as já existentes. Porque se houver um trabalho de actualização com novas ruas e alterações de ruas, todo um histórico de "versões" de erros tem de ser criado. Nunca se conseguem grandes resultados com estas ferramentas, porque simplesmente as actualizações são diárias e virtualmente infinitas.

Depois existem ainda outras de origem normalmente Americana ou Anglo-Saxónica e às quais foi "anexado" um street file (ficheiro com os arruamentos) e que supostamente, trabalham sem problemas. Aqui temos um outro problema, que são as especificidades de um país como Portugal. Nestes mercados não existem a Rua, Travessa, Largo e Beco da Liberdade, tudo na mesma cidade. Logo aqui em muitos casos existem problemas na identificação/normalização das ruas.

Conheço este problema muito bem porque há pouco mais de 10 anos, andei a fazer um estudo para a "importação" de ferramentas disponíveis no mercado internacional e foram estes alguns dos problemas com que me deparei e hoje mais de 10 anos depois, continuam actuais como nesse tempo.

Então no final qual a solução?

A solução é um misto das duas, ou seja uma ferramenta que consiga "gerar" automaticamente esse histórico de erros, contando com mais de uma dezena de algoritmos internos, entre os quais o fuzzy logic, Patricia structure, Levenshtein distance e muitos outros, mas que por outro lado esteja adaptado ao mercado Português. Essa adaptação demorou quase dois anos, mas os resultados finais que conseguimos obter falam por si.

A confiança neste software é tão grande que o disponibilizamos na internet para que se possa testar. Mais nenhum outro está disponível desta forma e isso diz um pouco da confiança que se tem nos produtos. Para comprovar o que digo basta fazer um teste aqui, onde podem testar com uma morada com erros e por exemplo apenas com o código postal de 4 dígitos.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images