Master Data Management: A qualidade dos dados de conteúdo

A qualidade dos dados de conteúdo é tão importante quanto a qualidade e a univocidade dos metadados numa Meta Master Data Model. Mesmo se o ...

A qualidade dos dados de conteúdo é tão importante quanto a qualidade e a univocidade dos metadados numa Meta Master Data Model. Mesmo se o formato do conteúdo dos dados encontrados e os campos obrigatórios tenham sido preenchidos, isso não diz nada sobre a qualidade dos dados. O exemplo seguinte explica este aspecto:

O exemplo mostra que, mesmo se os metadados são inequívocos, a qualidade dos dados de conteúdo pode deixar muito a desejar. Contrariamente às expectativas, o ID como chave primária é ambíguo. Embora a linha da rua esteja sempre preenchida, as ruas estão incorrectamente digitadas ou não existem. O mesmo vale para os códigos postais e os nomes de cidade. Mesmo o último campo da tabela que deve conter um número de fax, encontra-se um endereço de e-mail. O endereço de e-mail não foi, obviamente, considerado parte dos metadados. Nenhum campo foi previsto e essa validação sintáctica de informação não ocorreu quando os dados foram criados.

O exemplo acima pode parecer trivial, mas já estão disponíveis possibilidades para a limpeza automática, particularmente na área de endereços, tanto em processamento batch como no modo online. Este endereço de limpeza automática pode ser usado por exemplo na validação do endereço correcto.Há também a possibilidade de arranjar um registo de dados semelhantes ou duplicados em grupos, juntando informações para o registo de outros dados ou eliminar duplicados claro, se for necessário, ou pelo menos para marcá-los como tal.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images