Qualidade de dados, o que é? (parte 1)

Quais as principais fontes de erro que podemos ter nas nossas bases dados? O gráfico abaixo, onde se mostra os principais motivos de erro se...

Quais as principais fontes de erro que podemos ter nas nossas bases dados? O gráfico abaixo, onde se mostra os principais motivos de erro segundo um estudo efectuado em 2006. O tempo passou, mas certamente que tudo o resto se manteve actual.

O que pode um processo de qualidade de dados fazer por nós? Para que serve um processo de qualidade de dados? Aqui ficam alguns dos pontos principais que devem ser destacados.

1. Redução de custos (directa e indirectamente).
Teremos redução de custos com a redução dos tempos de data entry que para além do mais passam a ser mais precisos. As migrações de dados podem ser efectuadas com maior rapidez e de forma mais segura. Redução de devolvidos com todos os custos que isso acarreta. Redução de recursos internos e que estão sempre a fazer o mesmo trabalho, sendo que nunca está concluído. Redução de tempos para data retrieval.

2. Redução de tempos
Redução de tempo de retorno dos projectos. Procura de dados mais rápida (1:N). Pesquisa de dados mais rápida M:N), detecção de dados mais rápida (Server X). Integração e migração de dados externos mais rápida.

3. Aumento da eficiência das actividades corporativas e de marketing.
Construindo segmentos de clientes. Actividades executadas à medida para públicos específicos. Tomadas de decisão com bases sólidas devido à optimização da informação. Visão única dos clientes nos sistemas de CRM.

4. Optimização da fidelização de clientes.
Verificação dos dados durante o data entry. Aumento do rácio de resposta. Identificação dos cliente para com a empresa. Aumento da frequência de vendas.

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